top of page

Transportador tubular evita poeira e reduz risco de explosão

Atualizado: 24 de out. de 2023

GranDuto dispensa túneis ou fossos e transporta grãos em tubos fechados que trazem mais segurança aos ambientes de trabalho

Tornar o ambiente de trabalho em silos e armazéns de grãos mais seguro exige, entre outras medidas, a captação e exaustão constante da poeira no interior das estruturas, nos fossos e nos túneis, como explica o engenheiro de Segurança no Trabalho, Guilherme Zadra: “as partículas de pó suspensas no ar são combustíveis e qualquer fagulha pode gerar uma explosão. É preciso monitoramento constante, inclusive nos equipamentos usados para transporte de grãos ou resíduos, como correias, elevadores e redlers, em ambientes de confinamento”.


Transporte Tubular


Mas, existe outra forma de prevenir esses acidentes, antes mesmo da instalação da infraestrutura, na hora de escolher os equipamentos. Optar por um sistema tubular hermeticamente fechado, como o GranDuto Granfinale, garante o transporte de grãos e sólidos granulados com eficiência e praticamente sem emissão de poeira.

O GranDuto usa pastilhas fixas em uma corrente contínua que percorre o tubo para transportar grãos, ração, resíduos, vagem ou quireras em geral. “No Brasil, foi desenvolvido de forma pioneira pela Granfinale que hoje atende cooperativas, indústrias e produtores rurais de todo o país”, conta Fernando Iezak, coordenador de Projetos da empresa.

Base civil simples


Outra vantagem do transportador de corrente, de acordo com Iezak, é a simplicidade na instalação do GranDuto, que requer obra civil mínima, sem fossos ou túneis. “Ele é um sistema totalmente aéreo, que também dispensa estruturas laterais e de cobertura, como as usadas em correias transportadoras e redlers por exemplo. Foi projetado para que você economize em custo de instalação, manutenção e operação”, acrescenta.


O GranDuto é autolimpante, silencioso, permite expansão modular ou personalizada, tem alta durabilidade e baixo consumo de energia elétrica, com aberturas totalmente automatizadas ou manuais. Pode ser implantado na alimentação e descarga em silos metálicos e armazéns graneleiros já existentes e interligado a diferentes equipamentos, como limpadoras, secadores, silos e máquinas de classificação.



Capacidade

O equipamento da Granfinale tem alta capacidade de transporte. Movimenta grandes quantidades em ambientes abertos e fechados nas suas duas versões: Circuito Fechado ou Circuito Duplo. Para cereais, as tubulações variam de 6 a 12 polegadas que transportam entre 40 e 240 toneladas por hora e faz operações leves ou pesadas.


Transporta os grãos de maneira suave, mantendo a qualidade e integridade deles. “É um sistema que se adapta aos diversos tipos de produto, independentemente do tamanho, peso ou forma”, pontua o coordenador de Projetos.

Capacidade Diâmetro do Tubo

60 m³/h 150 mm

100 m³/h 200 mm

200 m³/h 240 mm

320 m³/h 320 mm


GranDuto Circuito Fechado


Faz transporte horizontal e vertical com quatro engrenagens de mudança de direção (90 graus). Passa sobre o topo de um ou mais silos e sob o piso deles, ou no interior de armazém graneleiros. Perfeito para silos com pisos totalmente perfurados suspensos em suportes metálicos.


GranDuto Circuito Duplo


Faz transporte horizontal ou com inclinação de até 45 graus com duas engrenagens de mudança de direção (180 graus) nas extremidades do circuito. Grãos conduzidos simultaneamente por tubos inferiores e/ou superiores, em direções opostas. Os tubos superiores são fixados aos inferiores formando um 8.


Pode inclusive transportar, ao mesmo tempo, produtos diferentes para lados opostos. É ideal para quem precisa fazer fluxos simultâneos, como receber o produto e transportá-lo até a limpeza e transferir o produto da limpeza para o Silo-Secador, de um silo para outro ou expedir o produto seco.





82 visualizações0 comentário

Comments


124034.png
bottom of page