top of page

Sistema de secagem e ventilação é fundamental para garantir a qualidade do grão antes da venda



A secagem é tão importante quanto a escolha da variedade do grão e o preparo de solo para o cultivo da safra


Você se dedica na preparação do solo, escolhe a melhor variedade de grão, investe nos insumos e no cuidado com o cultivo da sua safra, mas depois que colhe precisa escoar rapidamente a produção e enfrentar as variações de mercado porque ainda não tem um sistema adequado de secagem? Então está na hora de planejar a pós-colheita.


A secagem é uma etapa muito importante para garantir a qualidade do produto final, pois o teor de umidade exerce influência direta na deterioração das sementes e grãos armazenados. Manter a umidade em níveis baixos reduzirá as chances de ataque de microrganismos, como fungos e bactérias.


O teor de umidade também afeta seus ganhos, pois grãos com umidade acima do limite do padrão perdem peso e valor comercial. A secagem retira parte da água para que os grãos possam ser armazenados e comercializados com segurança.


Confira cinco benefícios da secagem

Permite antecipar a colheita, disponibilizando a área para novos cultivos
Minimiza o risco de perda do produto no campo
Permite armazenar por períodos mais longos, sem perigo de deterioração do produto
Mantém o poder germinativo por longos períodos
Impede o desenvolvimento de microrganismos e infestação de insetos

Silo-Secador Granfinale seca e armazena


Os sistemas de secagem e ventilação da Grafinale são compostos por equipamentos e acessórios que transformam um silo comum em Silo-Secador. Um único equipamento substitui três: recebe produto úmido, seca e armazena todos os tipos de grãos e café em temperatura do ar de até 70°C, com controle automatizado.

O produto não tem contato com fumaça ou fuligem e isso garante a qualidade física e preserva as propriedades nutricionais dos grãos. O processo de secagem mantém o grão vivo.


A Granfinale tem sistemas de Silo-Secador Batelada e Silo-Secador Fluxo Contínuo com capacidades estáticas de 270 m³, 400 m³ e 530 m³


Ele integra Trocador de Calor, Mesclador, Espalhadores e Ventilador. O sistema é modular e pode ser ampliado para otimizar o uso dos equipamentos e minimizar a ociosidade da estrutura. Garante grãos com qualidade superior com mais uma vantagem: o baixo investimento e baixo custo de secagem por saca. Usado também na produção de sementes, rações de alta qualidade e grãos destinados ao consumo humano.


Silo-Secador Batelada


O processo de secagem acontece em forma de bateladas: todo o volume no interior do Silo-Secador Batelada Granfinale termina de secar ao mesmo tempo. Rompe a “frente de secagem” em função do efeito contínuo da mesclagem de grãos em toda a coluna de enchimento, inclusive nas camadas mais profundas, próximas ao piso metálico perfurado.

Produz alto volume de ar aquecido que atravessa toda a coluna de grãos e carrega o máximo de umidade para fora do silo. O ar de secagem sai totalmente saturado.



Silo-Secador Fluxo Contínuo


Com sistema de varredura automatizada integrada a sensor de umidade e temperatura dos grãos, o Silo-Secador Fluxo Contínuo Granfinale tem também painel de controle digital programável para varredura dos grãos conforme a umidade desejada.

No Sistema Turbo, para dobrar o volume de ar, instalam-se dois Aquecedores GLP ou dois Trocadores de Calor a lenha com dois ventiladores de 25 cv. Nesse caso, o rendimento de secagem aumenta em 80%.



31 visualizações0 comentário

Комментарии


124034.png
bottom of page