top of page

Painel do Agro debate ‘Futuro do Agronegócio do Brasil’ dia 10 no Agroleite

Atualizado: 4 de ago. de 2023

Evento com entrada franca reúne ex-ministros da Agricultura, deputado federal, representante da Abimaq e presidentes da Cargill Brasil e da Cooperativa Castrolanda


‘O Futuro do Agronegócio no Brasil’ é o tema do debate do Painel do Agro 2023 durante o Agroleite Um dos eventos mais disputados da feira, o Painel acontece no dia 10 de agosto, às 9h30, no Pavilhão de Palestras (Pavilhão One) da Cidade do Leite e tem entrada gratuita.


Neste ano, seis convidados, com grande experiência em gestão pública e privada no agronegócio, compõem o palco de debates: ex-ministros da Agricultura e presidentes de multinacional, de cooperativa e de entidade representativa do setor de Armazenagem de Grãos.


“Esse painel é sobre o rumo da agricultura brasileira e a visão de cada um dos convidados sobre os desafios que temos e como superá-los”, diz Paulo Bertolini, diretor do Grupo Calpar, que organiza o debate.

Bertolini ressalta também que, neste ano, o Painel do Agro terá ainda mais destaque dentro da programação do Agroleite porque integrará a sétima edição do Programa Mais Milho, da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) em parceria com o Canal Rural, com transmissão ao vivo pela TV.


Os debatedores



Antônio Cabrera tornou-se aos 29 anos o ministro mais jovem da história política do Brasil, à frente do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, no primeiro governo da redemocratização, ao lado do então presidente Fernando Collor de Melo, entre 1990 e 1992. Também já ocupou a cadeira de secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. É produtor rural e médico veterinário pós-graduado em Produção Animal. Foi consultor da ONU para a Alimentação e a Agricultura e membro da Academia Brasileira de Agricultura.



Neri Geller foi ministro da Agricultura e Pecuária em 2014, no governo Dilma Rousseff e atuou como secretário de Política Agrícola na mesma pasta em 2013 e entre 2016 e 2018. Em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, viveu em um assentamento da reforma agrária, trabalhou como professor da rede municipal e foi frentista e gerente de posto. Depois, destacou-se na produção de grãos e foi vereador entre 1997 e 2004. Elegeu-se deputado federal em três mandatos: 2007, 2011 e 2019 por aquele estado. Como ministro, participou da inauguração da fábrica da Cargill, em Castro.



Paulo Bertolini é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e presidente da Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos (CSEAG) da Abimaq; sócio-Fundador e diretor financeiro da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e membro fundador, ex-presidente e atual diretor da Aliança Internacional do Milho - Brasil, Argentina e Estados Unidos (Maizall). Paulo também é diretor Comercial do Grupo Calpar e da Granfinale Sistemas Agrícolas, empresas com sede em Castro (PR).



Paulo Sousa é presidente da Cargill Brasil. Zootecnista e especialista em Administração de Empresas, iniciou sua trajetória como trainee na Companhia em 1990. Atuou em diversas áreas e negócios da empresa e, a partir de 2016, liderou a divisão de commodities agrícolas da Cargill na América do Sul. Durante cinco anos foi o Trader Global de Soja da Cargill, em Genebra, Suíça.





Pedro Lupion é deputado federal pelo Paraná e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, a bancada ruralista no Congresso Nacional. É agropecuarista, empresário, publicitário e mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha. Especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, onde se especializou em Administração Pública e Governança. Começou sua carreira política em 2010, como deputado estadual, reeleito em 2014. Em 2018 tornou-se deputado federal e foi reeleito no ano passado.


Mediação



A mediação do debate será feita pelo diretor executivo da Abramilho Glauber Silveira e pelo jornalista e diretor de Conteúdo do Canal Rural Giovani Ferreira. “Faremos perguntas sobre a visão dos ex-ministros e convidados referentes à evolução da política agrícola. Serão abordados temas como plano safra, seguro agrícola, mercado internacional, sustentabilidade, acordos internacionais, reforma tributária e gargalos ao crescimento da produção e sua armazenagem”, explica Silveira.



O Painel do Agro


Já tradicional na programação do Agroleite, o Painel do Agro é organizado pelo Grupo Calpar e recebe pelo menos 400 pessoas na plateia. Em 2018 trouxe a Castro os ex-ministros da Agricultura e Pecuária Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paolinelli. Em 2022, o Painel foi internacional com a participação de especialistas do agro na Espanha, com Pedro Gallardo; na Argentina, com Pedro Vigneau, e no Brasil, com Miguel Daoud e Eugênio Stefanelo.


Na edição deste ano, além da parceria com o Agroleite, tem promoção também da Abramilho e Canal Rural, e apoio do Sistema Faep.

O Agroleite


A feira é a vitrine da tecnologia do leite da América Latina e acontece sempre no mês de agosto, em Castro, no Paraná, a Capital Nacional do Leite. Neste ano, o evento terá quatro dias, entre 8 e 11 de agosto, e a programação apresenta o potencial de produção de leite da região, com exposição de animais, torneio leiteiro, trilha do leite, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas. Durante o Agroleite são realizados fóruns, seminário internacional, painel e workshops para discutir o agronegócio e atualização sobre mercado e tendências.


O Grupo Calpar


O Grupo Calpar integra empresas que orgulhosamente colaboram há mais de meio século com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro: Calpar Calcário Agrícola, maior mineradora de calcário do Brasil; Granfinale Sistemas Agrícolas, indústria de equipamentos para secagem, classificação, transporte e armazenagem de grãos, café e cacau; Comércio e Agroindústria Brotas, que presta serviços de secagem, beneficiamento e armazenagem de grãos para consumo humano e produção de sementes; Calpar Divisão Agrícola, parceria para produção de grãos, e Termas Riviera, parque de águas minerais.




88 visualizações0 comentário

Comments


124034.png
bottom of page