top of page

Granfinale lança Nova Geração da Rotaer

Máquina de limpeza e classificação de grãos está mais eficiente e mais fácil de operar



Depois de um ano de desenvolvimento e testes, acabou de ficar pronta na fábrica da Granfinale Sistemas Agrícolas a Nova Geração da Rotaer. A Máquina de Limpeza e Classificação de Grãos está ainda mais eficiente e mais fácil de operar. O lançamento das novidades aconteceu nesta quarta-feira (24) no canal do Grupo Calpar no Youtube.

A primeira novidade é que ela ganhou três níveis de operação: automática, semiautomática e manual. "Nós focamos no desenvolvimento para facilitar a instalação da máquina no seu local de trabalho, a sua manutenção e a sua forma de operar", explica Fernando Iezak, gerente de projetos.

"Na forma totalmente automática, o operador simplesmente clica no painel, em iniciar, e a máquina já está operando", detalha o gerente.

Outros itens automatizados na nova geração da máquina são o ajuste do tambor rotatório e o sistema de exaustão. Bastam cliques no painel de controle para que eles se adaptem à demanda de produtos.


A instalação da máquina também ficou mais simples. "Para facilitar os ajustes e a manutenção da parte superior da máquina, incluímos mais uma plataforma", conta o engenheiro de projetos Ivan Miguel.

"Outra novidade muito interessante é que incluímos sensoriamento em todas as partes móveis. São sensores de temperatura e movimento para que o controle de manutenção preventiva seja completo", destaca Ivan.

De olho na segurança do operador, a equipe de engenharia instalou um sensor de proximidade das portas para que a máquina não funcione com a porta aberta. Outras aplicações que deixam a Nova Geração da Rotaer mais segura e eficiente são o atuadores que controlam a velocidade do ar do recirculador e a exaustão de pó da parte inferior da máquina. Um dos grandes benefícios do equipamento é que, com o ciclone de impureza fina, ele elimina quase todo o pó do ambiente de trabalho, reduzindo a poluição e risco de explosão. Ele também dispensa a utilização de filtros de manga.


No vídeo, Ivan também apresenta atuadores que controlam a abertura inferior do flap para alimentação, um amortecedor de linha que controla e centraliza a entrada e distribuição do produto. "Na parte superior da máquina, onde a gente tem a limpeza por aspiração de ar, temos também um revolvedor de produto para que não acumule e não crie pedras dentro da caixa de alimentação", indica.

"Conseguimos fazer com que o produto saia com uma cortina de grãos totalmente uniforme e os produtos totalmente soltos", diz.

Na parte de aspiração a ar, a rosca de impureza média recebeu um sensor de movimento para indicar se está funcionando corretamente. Um acesso lateral foi criado no local.


Outra novidade é a implantação do fuso automático para controle de inclinação do rotor pelo painel touch screen. "Incluímos no projeto um sensor máximo e um mínimo de inclinação para segurança", completa.


A Nova Geração da Rotaer tem quatro saídas de produto. O projeto introduziu ainda a rosca de extração de impureza grossa. "Permite usar bags ou até mesmo incluir mais um transportador na linha e retirar todas as impurezas num só lugar", finaliza o engenheiro.

A Rotaer


Desenvolvida de forma pioneira no Brasil pela Granfinale em 2013, a Rotaer é referência no mercado. "Um verdadeiro furacão que você pode controlar", descreve Paulo Bertolini, diretor da empresa.

"Ela remove impurezas em grandes volumes, com operação silenciosa. A instalação é simples e dispensa base civil."

A Rotaer está disponível em três capacidades: 150, 250 e 300 toneladas por hora. Saiba mais aqui.


Consulte nosso time de vendas para pedir um orçamento!

65 visualizações0 comentário

Bình luận


124034.png
bottom of page