top of page

Brigada participa de treinamento para combate a incêndio

Equipe de voluntários atua na segurança dos trabalhadores



Seis voluntários que trabalham na fábrica e compõem a Brigada de Incêndio da Granfinale Sistemas Agrícolas participaram nesta semana de treinamento teórico e prático para atuar em situações de emergência. Foram 20 horas de curso com o instrutor Sandro Martins dos Santos sobre as NR 23 e MPT 017, normas regulamentadoras que orientam sobre proteção e combate a incêndios.


O curso é anual e aborda desde os aspectos legais, até conhecimentos técnicos sobre como o fogo se propaga, classes de incêndio, prevenção, métodos de extinção, equipamentos de proteção, sistemas de combate, sistemas de detecção e alarme, iluminação de emergência, sinalizações e comunicação. Os brigadistas também relembraram como é feita uma evacuação e tiveram noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.



Guilherme Zadra, engenheiro de segurança do trabalho da Granfinale, avalia que o treinamento foi essencial especialmente para funcionários que são novos integrantes da brigada. “Eles demonstram interesse e comprometimento com a empresa. Estão dispostos a trabalhar no princípio de um combate para garantir a segurança dos funcionários”, ressalta.


Zadra reforça ainda que a empresa trabalha primeiramente com a prevenção, seguindo todas as normas para evitar incidentes.

“Temos extintores, hidrantes, central de alarme, tudo dentro das normas do corpo de bombeiros com todas as revisões periódicas em dia”, diz. Mas, ressalta que em caso de emergência a equipe está preparada para atuar rapidamente para evitar danos. “Especialmente para proteger as pessoas que trabalham aqui”, completa.

Para o coordenador da brigada, José Alexsandro de Oliveira, o curso foi uma oportunidade de praticar o uso dos equipamentos.

“É importante pra gente ter uma noção do que realmente fazer na hora que precisar. Gostei bastante da parte sobre os primeiros socorros, porque é um conhecimento a mais que a gente tem e que pode usar inclusive em casa”, afirma.

Além de Oliveira, participaram do curso os funcionários Nivaldo da Silva, Cleison Luiz Kluczkowski, Carlos Henrique Costa Bracisievski, Luiz Felipe Santos da Costa e Jeferson de Paula.









17 visualizações0 comentário

Comments


124034.png
bottom of page