top of page

Assepsia de silos: Terra Diatomácea ajuda a evitar infestações

Inseticida ecológico controla pragas e não deixa resíduos tóxicos



Uma das principais funções dos silos e armazéns é reduzir o risco de perdas na safra colhida pelo produtor rural. Para isso, é importante evitar e eliminar pragas e insetos que infestam esses ambientes e afetam diretamente a qualidade dos grãos. É essencial manter a assepsia dos silos em dia, mas, além da limpeza, a aplicação de inseticida na unidade armazenadora faz toda a diferença.


Neste Silo-Secador Granfinale instalado em uma propriedade rural no interior de Castro (PR), a assepsia foi acompanhada da aplicação de Terra Diatomácea (DT). Com mais de 20 anos, a estrutura recebe grãos como milho e soja, e, periodicamente passa por manutenção e limpeza que ajudam a preservar a qualidade do produto armazenado.


Terra diatomácea no silo

O que é Terra Diatomácea?


A Terra Diatomácea é um inseticida ecológico, também conhecida por Diatomite, Terra de Infusórios ou Kieselgur. É um inseticida em pó inerte proveniente de algas diatomáceas fossilizadas que possui o dióxido de silício como principal ingrediente. Esse ingrediente tem a capacidade de desidratar os insetos, causando sua morte.


O inseticida previne a infestação de insetos como cochonilha, pulgão, mosca-branca, ácaro-vermelho, além de caracóis, formigas, lesmas, nemátodos e lagartas. Controla pragas de forma imediata e não deixa resíduos tóxicos.


É um produto seguro para operadores e consumidores de grãos e tem ação duradoura, pois não perde efeito ao longo do tempo. O grão que teve contato com a TD pode ser consumido imediatamente.


Modo de aplicação


A Terra Diatomácea pode ser aplicada diretamente nos grãos armazenados, mas neste caso, com o silo vazio e limpo, foi espalhada na superfície do fundo do silo e nas paredes, para criar uma barreira protetora, eliminar pragas e insetos e ajudar a controlar a umidade do silo. Ela ajuda a reduzir as condições ambientais que favorecem a proliferação de fungos e, consequentemente, reduz a produção de microtoxinas.


No Silo-Secador Granfinale, o produto pode ser introduzido inclusive pela janela de limpeza do plenum, uma abertura na parede do silo que dá acesso à parte inferior do piso perfurado.


O produto é misturado na dose de um quilo de terra para cada uma tonelada de grãos limpos e secos. É essencial que, quando há grãos dentro do silo, eles estejam secos.


Terra diatomácea em silo

Segurança


Embora seja um inseticida ecológico e inofensivo para a saúde, é importante seguir orientações para garantir a segurança de quem faz a aplicação da Terra Diatomácea. Além de conferir se o produto tem registro no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, recomenda-se que a equipe responsável pelo serviço utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É um trabalho que deve, preferencialmente, ser realizado por profissionais capacitados e de empresa especializada.




5 visualizações0 comentário

Comments


124034.png
bottom of page