top of page

6 vantagens em armazenar e secar grãos na sua fazenda

Quem armazena se torna dono do que produz



Enquanto nos Estados Unidos, 65% da safra de grãos é armazenada dentro das propriedades rurais, no Brasil, apenas 15% dessa estrutura está nas fazendas. A maior parte da capacidade estática de estocagem brasileira está nas indústrias e cooperativas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Isso impacta diretamente na rentabilidade do produtor rural e na qualidade dos grãos.

Frederich Dechandt, gerente comercial da Granfinale Sistemas Agrícolas, enfatiza que a falta de espaço para acomodar a produção na propriedade rural é um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores brasileiros. “É dentro da fazenda que o produtor deve estocar e secar sua safra para manter a qualidade dos grãos e ter a tranquilidade de esperar pelos melhores preços”, assinala.

“O que vemos hoje é o produtor que se obriga a escoar rapidamente a colheita, amargando os baixos preços das commodities na época da safra e ficando refém do serviço de transporte e dos altos fretes cobrados nessa época”, comenta.


Por isso, segundo o gerente, o investimento na estrutura de armazenagem e secagem de grãos precisa estar no planejamento de negócio do produtor rural, como estratégia para assegurar que a safra seja comercializada no melhor momento e com a qualidade ideal.

“É importante prever o investimento na estrutura e procurar as linhas de crédito mais adequadas. Em poucos anos, com mais lucratividade na comercialização da produção, é possível compensar o valor investido e revertê-lo em ainda mais rendimento”, conclui.


Vantagens

1. Melhor preço: você pode comercializar a safra em lotes, na época em que quiser, quando os preços estiverem melhores;
2. Frete mais barato: não vai ter correria para escoar a produção e nem caminhões na fila para deteriorar a qualidade dos grãos que você produziu;
3. Mais qualidade, menos desperdício: com grãos íntegros, preservados em temperatura adequada, há menos perdas;
4. Melhor planejamento do plantio: você não vai precisar disputar espaço com outros produtores no serviço de armazenagem da sua região;
5. Colheita no seu tempo: você pode planejar a melhor época para colher porque vai secar e armazenar toda sua safra;
6. Aproveitamento das impurezas: o que seria perda vira receita. Você pode usar os resíduos, por exemplo, numa compostagem ou para alimentação animal.


Conheça os sistemas de secagem, classificação, transporte e armazenagem de grãos Granfinale. Entre em contato com um vendedor e faça um projeto personalizado para as necessidades da sua fazenda.




43 visualizações0 comentário

Comentarios


124034.png
bottom of page