POLÍTICA DE SGI
• QUALIDADE
• MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
• MEIO AMBIENTE
• RESPONSABILIDADE SOCIAL


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
• VISÃO
• MISSÃO
• VALORES

 

POLÍTICA DE SGI

1) APRESENTAÇÃO

A Granfinale tem como compromisso a busca da excelência empresarial e
reconhecimento como parceiro ideal para o fornecimento de produtos e
serviços que tragam soluções e propiciem vantagens competitivas aos seus
clientes.
Para que esse compromisso seja atingido foi elaborada a POLÍTICA DE
GESTÃO INTEGRADA, com base nas ações e exigências legais relacionadas
aos aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente e
Responsabilidade Social e alicerçada na identidade organizacional da
empresa, representada por sua MISSÃO, VISÃO e VALORES.
Nesse cenário, para a condução dos processos que têm suas diretrizes
estabelecidas nessa política, a Diretoria da organização estruturou o setor de
Sistema de Gestão Integrada, o qual terá a reponsabilidade sobre a gestão dos
processos de Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente e
Responsabilidade Social.
Em razão do dinamismo existente nas relações sociais e no mundo dos
negócios, a Granfinale tem como compromisso promover revisões e
atualizações periódicas da sua Política, Procedimento, Processos e Instruções
de Trabalho do Sistema de Gestão Integrado, efetuando sempre que
necessário, as devidas adequações.
A POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA deve ser compatível com a
sustentabilidade financeira da empresa através de programa orçamentário.

sgi-logo

2) DIRETRIZES GERAIS DA POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

A Política de Gestão Integrada define as seguintes diretrizes gerais como base
para os processos do Sistema de Gestão Integrado:


Desenvolver e fornecer soluções inovadoras para movimentação,
beneficiamento (classificação e secagem) e armazenagem de granéis sólidos
(produtos agrícolas, alimentícios e industriais);
Fornecer produtos e serviços confiáveis, em conformidade com as
especificações e requisitos contratados com cada cliente;
Buscar a melhoria contínua e constante evolução tecnológica de seus
produtos e serviços;
Garantir o atendimento aos requisitos e a melhoria contínua do sistema de
Gestão Integrado;
Buscar motivação, sensibilização e comprometimento das pessoas envolvidas
com a empresa na realização de suas atividades;
Conduzir as atividades organizacionais com base no comportamento seguro
de forma a promover a Segurança, a Saúde e o bem-estar no ambiente de
trabalho;
Proteger o meio ambiente, atuando de forma ética e sustentável;
Atender aos requisitos legais aplicáveis, assim como outros que se
relacionem com seus aspectos ambientais.

A Política de Gestão Integrada também estabelece diretrizes de aspecto geral
em relação a cada um dos processos que envolve os processos do Sistema de
Gestão Integrado.


DIRETRIZES GERAIS DE QUALIDADE

A GRANFINALE tem por objetivo desenvolver soluções inovadoras, através do
fornecimento de produtos e serviços confiáveis e em conformidade com as
necessidades requisitadas pelos seus clientes e os padrões de qualidade
exigidos. Para isso, a empresa tem como base a busca constante pela
melhoria contínua e o investimento em soluções tecnológicas e inovadoras.
Dessa forma dissemina as seguintes diretrizes em relação aos aspectos de
Qualidade:


A empresa busca a excelência no atendimento aos seus clientes, oferecendo
soluções inovadoras e customizadas assegurando a funcionalidade e qualidade
dos produtos e serviços fornecidos;
A empresa assegura a padronização dos seus processos e controle de
documentos, de forma a implantar um padrão de qualidade reconhecido pelos
seus clientes e pelo mercado;
A empresa busca a melhoria contínua, através da constante evolução
tecnológica de seus processos produtivos e atividades organizacionais;
A empresa agrega valor, comprometendo-se a detectar eventuais
oportunidades diante ao mercado atual, superando a expectativa de seus
clientes internos e externos;
A empresa dissemina e garante a execução da prática do Programa 5S,
ferramenta de melhoria contínua dos padrões qualidade no ambiente de
trabalho;
A empresa busca o envolvimento constante com nossos fornecedores e
parceiros comerciais, de forma a avaliação constante dos métodos e produtos
ofertados pelos mesmos, garantindo a qualidade dos insumos e serviços
contratados;
A empresa compromete-se com o treinamento, capacitação e
aperfeiçoamento contínuo de seus funcionários, visando sempre a qualidade
total em seus processos internos;
Os indicadores e os resultados de Qualidade são informações primordiais
para a excelência operacional.

DIRETRIZES GERAIS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A GRANFINALE tem por objetivo promover o comportamento seguro e o bem estar
de seus funcionários no ambiente de trabalho, preservando assim a
integridade física e a saúde de seus funcionários, além de ser reconhecida pelo
seu desempenho em termos de segurança. Dessa forma dissemina as
seguintes diretrizes em relação aos aspectos de Saúde e Segurança do
Trabalho:


Toda atividade deve ser realizada com segurança, independentemente do seu grau
de urgência ou importância;
Qualquer acidente ou doença relacionado ao trabalho podem e devem ser
evitados;
A empresa exige de seus funcionários uma cultura prevencionista, onde os
eventuais comportamentos, desvios ou condições de riscos deverão ser
antecipadamente evitados;
A empresa promove práticas que visam a prevenção de doenças, a
manutenção da saúde, segurança dos funcionários e a qualidade de vida. Para
tanto, adota programas e benefícios condizentes;
As lideranças da Granfinale são responsáveis pela segurança na empresa e
devem realizar a gestão de suas atividades organizacionais dentro dos padrões
estabelecidos nos programas de Saúde e Segurança do Trabalho;
Cada colaborador, no âmbito de sua atividade, é responsável direto pela sua
segurança e a de seus colegas de trabalho.
A GRANFINALE tem a plena convicção de que, com a participação e
contribuição de todos os seus funcionários é possível alcançar todos os
objetivos estabelecidos em relação à Saúde e Segurança do Trabalho;
Os indicadores e os resultados de Saúde e Segurança do Trabalho são
informações primordiais para a excelência operacional.
A empresa valoriza o funcionário, preservando sua integridade física e mental,
instruindo, orientando e treinando para que o mesmo possa sentir-se
confortável e seguro em seu ambiente de trabalho.
A GRANFINALE valoriza o fato de que nenhum trabalho é tão urgente e importante que
não possa ser planejado e exercido com segurança.

DIRETRIZES GERAIS DE MEIO AMBIENTE

A GRANFINALE tem por objetivo desenvolver seus processos organizacionais
de forma sustentável e ética, prevenindo a geração de eventuais impactos
ambientais, visando a preocupação e proteção ao Meio Ambiente. Dessa
forma, a empresa busca atender a todos os requisitos legais relacionados à
gestão ambiental e aplicáveis ao seu segmento. Dessa forma dissemina as
seguintes diretrizes em relação aos aspectos de Meio Ambiente:


A empresa assegura o cumprimento dos requisitos legais, normas e
procedimentos aplicáveis aos aspectos ambientais em âmbito federal, estadual
e municipal;
A empresa avalia locais ou atividades que possam gerar riscos de
contaminação ou poluição ambiental e adota medidas preventivas de forma a
controlar, reduzir e eliminar essas possíveis fontes;
A empresa realiza a gestão dos resíduos sólidos que possam ser gerados no
processo, através de um programa de gerenciamento, controle e destinação
desses resíduos;
A empresa incentiva a utilização racional dos recursos energéticos e naturais;
A empresa investe na conscientização de todos os funcionários, fornecedores
e clientes, que possam estar envolvidos de forma direta ou indireta com
atividades que possam gerar impactos ambientais, para que atuem a favor da
conservação do meio ambiente;
Os indicadores e os resultados de Meio Ambiente são informações
primordiais para a excelência operacional.

DIRETRIZES GERAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A GRANFINALE constitui seu papel na sociedade e mantém programas
internos e externos que demonstram seu comprometimento com o meio
ambiente, a qualidade de vida e o desenvolvimento das gerações futuras. Para
tanto, direciona seus esforços em quatro focos principais: meio ambiente,
qualidade, medicina e segurança. Dessa forma, dissemina as seguintes
diretrizes em relação aos aspectos de Responsabilidade Social:


Incentivo aos funcionários a contribuírem com as campanhas de solidariedade
em ajuda às comunidades da cidade e região;
Convênio com agência de empregos para treinamento e mão de obra da
comunidade para recolocação no mercado de trabalho.
Buscar a preservação de recursos naturais, principalmente os não renováveis,
estão aqueles que envolvem redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Conscientização de funcionários e da comunidade em sobre temas ambientais
focados na prática de reaproveitamento por meio de reciclagem e de coprocessamento
dos resíduos gerados, visando minimizar o impacto na
natureza.
Comunicar com clareza, objetividade e transparência as informações relativas
à atuação em sustentabilidade, alcançando toda parte interessada.
Demonstrar preocupação e compromisso ético com relação à promoção da
cidadania, promoção do desenvolvimento sustentável e transparência de suas
atividades.

Planejamento Estratégico

É o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

VISÃO

Ser referência em soluções abrangentes e customizadas em beneficiamento (secagem e classificação) e movimentação de granéis sólidos, utilizando tecnologia inovadora e parcerias com clientes e fornecedores.

MISSÃO

Fornecer soluções (processos e equipamentos) para movimentação, armazenagem e beneficiamento (secagem e classificação) de granéis sólidos.

VALORES

Eficácia organizacional (planejamento, processos definidos e seguidos, visão integrada e sistêmica)
Evolução e Inovação (gestão do conhecimento, talentos, memória)
Proatividade (comprometimento e responsabilidade)
Atitude Positiva (bom-humor, ver as mudanças como oportunidades)

Eficácia Organizacional na Granfinale significa:
Executarmos nossas tarefas de forma planejada e conforme processos e normas estabelecidos pela organização, visando à excelência em tudo o que fazermos (fizermos).
Envolve, também, atuar com visão sistêmica de modo a perceber as interfaces entre os diversos processos, a necessidade de integração entre eles e os impactos das ações individuais nos resultados globais.

Evolução e Inovação na Granfinale significam:
A empresa investir na formação de talentos e fazer a gestão consistente do conhecimento existente na sua cadeia de valor. Também significa o colaborador ter a capacidade para gerar e implementar novas ideias e projetos, com visão de futuro do negócio, de forma estratégica e sistêmica. Envolve também a iniciativa e o gosto por desafios.

Proatividade na Granfinale significa:
Estar comprometido com os resultados, sempre com dedicação pessoal e superação para o alcance de metas pré estabelecidas. É ter uma atitude para a solução de qualquer problema mesmo que a questão esteja localizada em outra área/processo da organização. Envolve, também, a agilidade no atendimento aos requisitos e necessidades dos clientes internos e externos.

Atitude Positiva na Granfinale significa:
Perceber as mudanças da organização e a inovação como oportunidades de aprendizagem e crescimento. Encarar o “novo” de forma positiva, não colocando uma série de obstáculos de modo a inviabilizá-lo, mas buscando alternativas para implementá-lo. Envolve, também, saber lidar com as diversas situações do dia a dia com bom humor e otimismo, deixando o ambiente mais descontraído e propício para a criatividade e inovações.

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